SAESP II no GDAE

Desenvolvido em 1955, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é considerado o maior programa de alimentação escolar do mundo, com um investimento que supera 1 bilhão de reais anualmente. Também conhecido como Merenda Escolar, a iniciativa tem como principais objetivos possibilitar aos alunos beneficiários uma melhoria na oferta de refeições diárias, reduzindo a evasão e repetência, através de transferência de recursos.

Visando ampliar a gestão do PNAE, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo formulou o Sistema de Alimentação do Estado de São Paulo, criando a SAESP II. Os procedimentos que eram feitos através de emails ou ofícios, agora poderão ser feitos de maneira informatizada, agilizando e dinamizando os procedimentos feitos.

O SAESP II será viabilizado por meio da plataforma GDAE – (Gestão Dinâmica de Administração Escolar), ferramenta já consolidada em processos de coleta de informações para a gestão da atividade administrativa escolar. Por meio do GDAE, é possível também coletar informações de servidores da Secretaria de Educação, em procedimentos para inscrição em concursos de remoção de professores, por exemplo, e na alimentação da base de dados da Secretaria.

Gestão Escolar: Ferramentas como estas possibilitam, além de coletar e disponibilizar informações sobre a gestão educacional no Estado de São Paulo, formular políticas que tornam a administração mais dinâmica e aberta. A facilitação da comunicação entre escola e comunidade é um dos objetivos do sistema, o que pode ser vislumbrado através da possibilidade de pais acompanharem o histórico escolar de alunos de escolas da rede pública estadual.

Para o aluno, portanto, o sistema traz muitos benefícios. Procedimentos burocráticos podem ser concentrados em um único ambiente, possibilitando a execução de inúmeros processos, como a alteração de dados pessoais. É, no entanto, para os gestores e par ao Estado que o benefício é maior. O grande volume de informações na ferramenta possibilita gerar relatórios precisos com informações preciosas para a administração pública.

No entanto, não basta implantar um modelo gerencial, é necessário que haja planejamento, organização e principalmente domínio sobre o que estas ferramentas podem oferecer. A complexidade da gestão escolar, desde recursos que são repassados a programas como o PNAE à facilitação da tomada de decisão por parte de gestores, quando bem utilizada, auxilia na tomada de decisões e na integração de informações de escolas, alunos e órgãos ligados à educação no Estado de São Paulo.
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Crédito: Jessica Carvalho da Silva