Cadastro de alunos e acesso ao GDAE

André Luis S. de Lira Silva

São inúmeras as facilidades oferecidas pela Internet e isso é inegável. Pagar contas, comprar produtos, se comunicar com amigos distantes, etc. Podemos realizar diversas atividades com apenas alguns cliques e muita comodidade no conforto de casa. De uns tempos para cá, o meio de comunicação também vem sendo utilizado fortemente por órgãos públicos para sistematizar dados, por meio de coletas e divulgação de informações.

Para desenvolver um panorama da educação escolar no Estado de São Paulo, a Secretaria de Educação, por exemplo, criou a Gestão Dinâmica de Administração Escolar (GDAE). O órgão disponibiliza, na Internet, dados sobre a rede educacional, facilitando o acesso às informações e integrando alunos, pais ou responsáveis e professores.

O sistema GDAE se faz necessário para democratizar o acesso à estrutura educacional e todos os benefícios que ela pode oferecer. Alguns dos serviços que podem ser acessados são: SAESP II, lista de concluintes, histórico escolar, boletim e frequência escolar.

Para ter acesso ao site, é preciso criar um cadastro de usuário, informando número do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), e-mail, Unidade da Federação (UF) do RG e data de nascimento. A plataforma é simples e didática, cumprindo o dever de ser facilitadora.

O portal GDAE serve como apoio e canal entre comunidade e escola. Essa funcionalidade é plausível atualmente, visto que os núcleos precisam estar conectados. Além disso, o poder de gerenciamento de informações, por meio da plataforma é útil para eliminar o distanciamento entre esses polos e integrá-los da melhor maneira possível, buscando gerar resultados positivos.

A importância do órgão pode ser visualizada, também, no que diz respeito ao Sistema de Cadastro de Alunos, possibilitando o cruzamento de dados sobre oferta e demanda de vagas na rede estadual de ensino. Para aqueles que buscam concursos públicos, a ferramenta também é valiosa, pois reúne editais disponíveis no âmbito educacional.

Esse é apenas mais um caso em que a Internet contribuiu com a criação de plataformas úteis para o desenvolvimento social e humano. Em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), o GDAE é firme com os objetivos que se propõe.

Crédito: Nathanael Filgueiras