Histórico escolar e Boletim de frequência

Fernanda Guimarães de Melo A

O GDAE foi criado em 2001 na intenção de melhorar a gestão das escolas. Uma das melhorias após o lançamento da plataforma foi a mudança da “lauda de concluintes” que eram lançados no Jornal Diário Oficial, para “publicação no GDAE” tornando muito mais fácil os lançamentos e a organização. A facilidade criada para os alunos acompanharem seus boletins também pode ser considerada uma das melhores coisas que o site trouxe.

Além da versão impressa, distribuída a todos os estudantes da rede estadual ao final de cada bimestre, a versão online do boletim é uma ferramenta que permite a consulta das notas escolares e frequência por disciplina.

O objetivo da consulta online do boletim, através do GDAE, é estimular a participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Para aproximar os familiares, as unidades de ensino também possuem conselhos escolares formados por representantes dos pais, alunos, professores, direção e outros funcionários.

Antigamente podíamos ver a demora na entrega dos históricos escolares, que ultrapassavam os prazos dados, porém após a organização dos documentos, toda essa confecção teve uma grande melhoria, retirando a necessidade da pesquisa em documentos antigos para fazer o histórico. E a perda desses documentos era algo muito presente, já que muitas vezes as escolas não tinham suporte de armazenamento suficiente.

Todas as mudanças que o GDAE trouxe foram de grande ajuda os para os funcionários, não só pela ajuda na organização como também na facilidade de encontrar diversos assuntos em uma só plataforma, o que se tornou cada dia mais acessível para todos, porém o não lançamento de documentos anteriores ao seu ano de lançamento ainda é algo que ainda atrapalha alguns funcionários da educação.

Durante todo este tempo de funcionamento, o GDAE vem se aprimorando para sempre atender as necessidades de seus funcionários e tem conseguido agradar a todos, até mesmo o lançamento de um novo sistema para assuntos escolares chamado QUICK que é restrito apenas para uso interno das escolas não foi capaz de substituir o antigo site.

Portanto podemos considerar que o site é uma das melhores coisas criadas pelo estado para os funcionários das escolas, pois durante todo o tempo ele continua os ajudando e sempre facilitando seu trabalho, não se fechando apenas para quem trabalha como também para os que estudam. As melhorias no site estão constantemente acontecendo trazendo sempre conforto para seus usuários.
Para acessar o Boletim escolar – através do RA –
clique aqui.

Crédito: Natalia Soares da Costa Alves